Universalização da Informação

  Quando pensamos no mundo como era há 10 anos atrás, lembramos o quanto era inconcebível certas coisas que hoje são tão comuns. Por exemplo, pensar que teríamos todos acesso a um aparelho celular capaz de transmitir vídeo e áudio ao vivo através da internet, de criar vídeos em alta definição, de mostrar rotas através do GPS, efetuar pagamentos, chamar um transporte, pedir comida entre outras várias e várias coisas era o mesmo que pensar em chover pra cima. 

  A evolução da tecnologia concedeu à troca de informações uma abrangência enorme, haja vista que hoje em dia podemos fazer praticamente tudo através dos dispositivos conectados à internet. Basta apenas estarmos conectados à internet.

  Tornar a informação universal, ou seja, acessível a todos foi um grande passo para a humanidade. Isso fez com que todo mundo tivesse acesso a muita coisa. Coisas boas e ruins, consequentemente. Hoje em dia os limites são quase invisíveis. 

  O enfrentamento dos efeitos colaterais da universalização da internet pode ser visto claramente especialmente nas redes sociais, quando muitas vezes vemos que não há limites para a exposição das pessoas, em alguns casos. Em outros, a sensação de estar num ambiente imune à legislação (e de fato só se passou a legislar sobre crimes da internet há pouco) fez com que as pessoas se expressassem das maneiras mais diversas, pouco importando se isso feria o direito de alguma outra pessoa. Falta ainda muita educação no meio popular e essa ausência reflete-se na forma com a qual se mostram na rede mundial de computadores. 

  A internet é uma fonte inesgotável de informação e pode servir tanto para a boa instrução quanto para más, para futilidades, entre outras coisas. Por isso, em razão dessa facilidade é essencial que especialmente os pais observem o acesso dos seus filhos e os eduquem para que ao utilizar a internet o façam com cautela e usem devidamente as ferramentas dispostas para todos na rede.



  Trazendo para o contexto popular a educação no uso da internet, traz-se também um progresso incrível para as próximas gerações, que tendem a ser gerações cada vez mais inteligentes, pois a informação está ali, na palma da mão. Agora imaginem não mais 10 anos atrás, e sim 10 anos a frente. Como nossa sociedade estará? Quais os adventos que surgirão ainda daqui há alguns anos? Pode-se dizer que o céu é o limite. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Internet - Ambiente seguro?

NORMAS REGULAMENTADORAS