Internet - Ambiente seguro?

          Hoje em dia, o mundo inteiro está conectado. É possível se fazer uma compra numa loja que está há quilômetros de distância de você, assim como também é possível se falar com alguém que está do outro lado do mundo. Tudo graças ao advento da internet.

          Com toda essa abrangência e esse poder de comunicação, é fácil de se intuir que a internet tornar-se-ia também uma área de exploração para aqueles que buscam burlar as leis e obter vantagens para si.
          Como logicamente nesse caso é necessário um conhecimento profundo sobre internet, programação, entre outras coisas, as fragilidades da internet são desconhecidas para a maioria dos usuários, que nunca ouviram antes termos como trojan, ransomware, maware, phishing, entre outros modos de se captar informações do usuário pela rede. Isso faz com que os ataques sejam eficazes, uma vez que o alvo sequer tem noção de onde nem como virá o ataque. A questão é: Os prejuízos podem ser grandes. A boa notícia é que com alguns simples cuidados é possível evitar quase que em 100% os riscos no uso da internet.


A seguir, confira algumas dicas simples para garantir que seu acesso à internet seja sempre seguro:

1. Aprenda sobre o mundo virtual
Informe-se. Não há nada melhor do que saber maneira de se prevenir das ameaças on-line. Procure sempre informações na internet, cursos, palestras e maneiras de se proteger. E caso haja algum problema com seu computador, leve seu equipamento até um especialista em T.I pois esses profissionais são os mais indicados para resolver qualquer problema operacional ou de contaminação que seus aparelhos venham a ter.

2. Não salve suas senhas
Elas são restritas e de uso pessoal. Por isso, não salve suas senhas no computador - nem no seu e muito menos em algum de uso compartilhado. O mundo da internet é muito perigoso e um deslize pode fazer você ter seus dados descobertos. Melhor prevenir que remediar. 

3. Altere suas senhas periodicamente
Passar muito tempo com uma única senha é um erro muito cometido. Altere sempre suas senhas, para que seja mais difícil que outras pessoas descubram seus dados confidenciais. Também lembre-se de usar letras, números e símbolos na criação das suas senhas. Não esqueça de evitar usar a mesma palavra-chave para serviços diferentes.

4. Não instale softwares suspeitos
Na dúvida, não instale. Os programas podem estar infectados e conter malwares que podem roubar dados do seu computador. Opte por aqueles softwares de empresas que você já conhece e das renomadas no mercado. 

5. Atenção aos downloads
Assim como softwares, outros downloads também podem te levar a problemas com a sua máquina. Jogos, filmes, músicas, caso não bem selecionados, podem ser baixados com algum vírus e causar grandes dores de cabeça. Fique atent@ a isso e não esqueça de fazer o download por meio de sites confiáveis e renomados. 

6. Cuidados com os links que você clica
Atenção redobrada nesse caso. Muito cuidado com os links que você clica, principalmente nas redes sociais como Facebook e Twitter. Histórias diferentes, curiosas e engraçadas demais podem ser uma armadilha para sua proteção contra vírus e ataques cibernéticos. Use do bom senso e pesquise sobre o assunto, com o intuito de arranjar uma fonte confiável para o tema.

7. Atualize seu antivírus
Ele é sua defesa contra os malwares da internet. Ter um antivírus atualizado é uma das melhores saídas para obter proteção. Faça as renovações assim que for solicitado - ou em um prazo semanal - e evite passar muito tempo sem utilizá-lo. As versões pagas são mais completas e com mais garantias de segurança.

8. Não acredite em super promoções da internet
A famosa expressão norte-americana “não existe almoço grátis” é verdadeira no mundo capitalista em que vivemos. Propagandas de objetos com descontos astronômicos, em sites que você nunca ouviu falar, e anúncios de que você foi o milionésimo a acessar alguma página na internet são indícios de que há algo errado. Um vírus pode invadir seu computador, caso clique em links encontrados em situações parecidas, e ter acesso aos seus dados pessoais.

9. Fique atentos aos falsos e-mails e anexos
Muitas vezes os e-mails são corrompidos e falsos e-mails caem na sua caixa de entrada. É muito comum se tratarem de assuntos como traição, emprego, dinheiro e rastreamento de encomendas. Não clique em links ou anexos enviados por endereços virtuais desconhecidos. 

10. Verifique se o site é seguro
O Google oferece uma certificação de segurança aos sites. Quando o gigante da tecnologia enxerga um endereço virtual como perigoso, o próprio navegador indica isso ao usuário. Em outros casos, até mesmo o antivírus bloqueia o site e alerta perigo.

Com estas simples ações, somos capazes de reduzir muito os riscos de cair em uma arapuca virtual e ter nossos dados e nossa privacidade comprometidos. Lembre-se: Cuidado sempre é bom! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Universalização da Informação

NORMAS REGULAMENTADORAS